sábado, 2 de abril de 2011

Uma caminhada pela Ponte Vecchio

Seguindo pela fachada da Galeria Uffizi, que estava fechada nesse dia (não abre às 2as, feiras) chegamos a Ponte Vecchio. O local é muito movimentado por carros e pessoas, é preciso atenção para não perder-se na observação e ser pego por um veículo.
A vista é linda, primeiro à distancia, a esquerda uma paisagem que nos remete ao passado, com morros e construções antigas e à direita a ponte ainda distante desse ponto.
Caminhamos ao longo do rio em direção a ponte e fomos admirando os detalhes desse lugar. Na margem do rio, gramada neste ponto, as pessoas tomam sol, pintam quadros, jogam bola ou se alimentam.
No nível da rua essa calçada é coberta por corredor em arcos.
A ponte é curiosa, com construções nos dois lados da rua, abrigando hoje lojas de jóias de extremo bom gosto, os preços nem imagino! mas devem ser proporcionais a beleza artística e riqueza de detalhes.
Essas construções vistas de fora da ponte são curiosas, pois avançam além da ponte sustentadas por escoras de madeira.
Vamos as imagens que colhemos.





 Existe uma tradição dos jovens namorados de prenderem na ponte cadeados com seus nomes, mas a quantidade de cadeados ficou tão grande que as autoridades removeram todos e proibiram a prática, MAS, os namorados não se importam e continuam prendendo os cadeados onde podem ao redor da ponte. Há locais que não se ve mais onde colocar mais um, eles começam então a prender cadeados nos cadeados já colocados, formando cachos de cadeados de todos os tipos. A foto mostra um dos locais ainda com espaço, podem aproveitar!!


Nesta vitrina de joalheria registrei essa peça muito bonita, é uma echarpe tecida em fios de ouro que pode ser usada com uma simples volta ou atada como a que aparece. É como um tecido flexível.

.

Firenze-Domo e Batistério




Finalmente pudemos ver o interior do Domo e o Batistério.


Detalhe da frente


Detalhe das famosas portas



Cúpula do Batistério




Interior Domo


Cúpula do Domo



Ruas de Firenze

As ruas da Firenze histórica são movimentadas na maior parte do dia, são turistas com suas malas com rodinhas "zuando"por toda parte. São enxames de pessoas coordenadas por guias com bandeirolas que andam e param sempre juntas para não se perderem. São sons de vozes em muitos idiomas soando por toda parte, e quando ouvimos palavras em nosso idioma logo percebemos e nos aproximamos para um olá, de onde vem e dicas que ajudem a desfrutar totalmente a oportunidade.
Nos surpreendemos com o grande numero de familias com filhos muito pequenos ou idosos com dificuldades de locomoção, mas mesmo assim todos apreciando as belezas de Firenze.
Abaixo algumas dessas imagens.




 Muitos policiais em duplas

Encontramos muitas mulheres idosas pedindo ajuda, viuvas em sua maioria


Abaixo algumas vitrines comerciais

Nessa loja só havia massas, algumas enormes!


 Eles adoram esses pães pesados
 Vejam esse assado de carne em forma de provolone, dentro uma mistura de varias carnes.

Artistas de rua, essa pintura estava sendo feita no piso
 Estátuas vivas, muitas de vários tipos
 Essa familia com 2 crianças estava bem equipada!!
 Cadeados na Ponte Vecchio



Ponte Vecchio e Palacio Pitti

.


Nosso ultimo passeio na Itália, Siena

Saimos de Firenze de onibus em direção a Siena, infelizmente não sabíamos que a mesma linha poderia nos levar a San Giminiano e depois Siena, teria dado tempo de conhecer as duas cidades.
Os que desejarem esse passeio, a companhia de ônibus fica na rua nos fundos da Estação de trem, a viagem é rápida e agradável. Na ida foi por uma estrada menos movimentada, na volta por uma auto-estrada, de modo que tivemos paisagens diferentes.

Fiquei muito curiosa por saber que vila amuralhada é essa, está na estrada entre Firenze e Siena.

.

Museus - Arte

Infelizmente não se pode filmar dentro dos museus, portanto não poderei compartilhar as maravilhas
que pudemos ver nesses dias todos.
Muitas obras  de Michelangelo, Tintoreto, Bruneleschi, Leonardo, Ticiano, Boticceli, dezenas de nomes relevantes na história da arte.
.
Foram destaque as esculturas com pedras de varias cores, o artista fez a parte da veste com um tipo de pedra e o corpo com outra, dando um destaque interessante.
Vimos tambem trabalhos de mobiliário extraordinários, como mesas enormes de pedra com trabalhos de encaixe com pedras de tonalidades diversas, formando verdadeiras "pinturas", como um trabalho de marchetaria. Os detalhes minúsculos em pedra são impressionantes.

'Voltando a Portugal

De volta a base passamos a percorrer a regiao do Algarve, abaixo imagens da Serra de Monchique.
Devido a altitude ficamos entre as nuvens, por isso as imagens não ficaram tão boas, embora tenha sido bem interessante.

Pudemos registrar muitos campos de moinhos de vendo geradores de eletricidade.

Serra de Monchique

Bem, as fotos foram muito difíceis de serem feitas, a neblina dificultou muito o foco, por isso serão poucas.



O filme pode mostrar melhor...

Silves e seu castelo

Voltando de Monchique passamos pela cidade de Silves onde há ruínas de um castelo fortificado.
.
Do castelo só restaram as fundações e uma grande cisterna. As rosas que crescem lá são lindíssimas, bem na verdade :Portugal é a terra das Rosas, há de todos os tipos, cores e alturas, todas muito grandes e de cores maravilhosas.




.

.

Faro - Castelo

Há castelos e muralhas por toda parte, tentamos registrá-los.
Em Faro também tivemos essa oportunidade.

Todos os castelos que visitamos tinham marcas primeiro de romanos, depois islamicos e por fim cristãos, nas contruções é nitida essa marca.
Nesse de Faro temos inscrições como da pedra abaixo, com letras antiquíssimas, os mosaicos romanos e temos os arabescos islamicos, e finalmente as capelas posteriores.

Este piso em mosaico tem uma inscrição dizendo ser a imagem de 
um deus pagão dos mares, com cabelos se serpentes.



Parece que eram baixinhos!! Essa porta tem menos de 1,60!!
Creio que encontrei minha ascendencia.

 Vimos cegonhas em todo Algarve, desde chaminés até em postes de luz nas praças






acrescento o video depois, ainda nao foi editado